sábado, 21 de janeiro de 2012

Dicas rápidas e fáceis para o bom comportamento (alimentar):

Comer devagar – Quando estamos a comer,o estômago demora algum tempo a comunicar ao cérebro que estamos cheios. Nunca vos aconteceu parar de comer porque já estamos satisfeitos e passado algum tempo, estamos enfartados? É que quando pensamos que estamos satisfeitos, já passámos a fase do “cheio” há algum tempo mas o cérebro ainda não teve tempo de captar a mensagem…

Se comer devagar é muito difícil, eis algumas sugestões:

- coma sopa antes do prato (já é meio caminho andado para nos sentirmos satisfeitos sem nos enchermos de calorias);

- arranje motivos para fazer um intervalo na refeição. Exemplo, quando preparar o almoço ou o jantar, deixe a salada por fazer. Coma a sopa, levante-se e vá fazer a salada. Assim, quando for comer o prato já passaram mais uns minutos para que a mensagem chegue atempadamente ao cérebro.


Use pratos mais pequenos: não vale apena exagerar e tentar jantar num pires de café… Os pratos mais pequenosficam mais cheios com menos comida! Ajuda: esqueça pratos com mais de 25cm de diâmetro.

Coma o pequeno-almoço: engolir um iogurte líquido não conta. Tente reservar 10 minutos da sua rotina matinal para tomar o pequeno-almoço sentado. Escolha um pequeno-almoço nutritivo e saciante, é fácil – proteínas e fibras! Uma fatia de pão integral com queijo fresco magro ou fiambre magro de frango ou perú com uma meia-de-leite, leite com chocolate (tudo magro, claro!) ou chá. Uma refeição que nos irá despertar e deixar-nos saciados pelo menos 2h.

Não passe horas intermináveis sem comer– como já disse num post anterior – o que não se come agora, come-se em triplo depois! Traga sempre comida consigo: uma peça de fruta ou uma barra de cereais (cuidado com os preços e os teores nutricionais – na Decathlon há umas barras boas, nutritivas e baratas com menos de 90 kcal).

Longe da TV por favor! – Nada pior que comer a ver televisão. Tendencialmente comemos mais rápido e não temos consciência do que/quanto estamos a comer… Se vai comer e está sozinho, leia um livro ou uma revista. Alguma coisa que ocupe as mãos e dificulte o processo de levar a comida à boca. Assim come e saboreia mais devagar.

Durma! – Quanto mais tempo passamos acordados mais necessidade temos de comer. E quando estamos em actividade pela noite dentro, a tendência para comer o que não devemos aumenta exponencialmente com o avançar da hora!!

Sem comentários:

Enviar um comentário