Eis um pequeno electrodoméstico que quem não tem, não sente a falta, e quem o tem, enfim, não passa sem o usar todos os dias (guilty!!).
Todos estes pequenos aparelhos tem potências elevadíssimas, 1500W tem a menos potente que vi, o normal é terem 2000W. A que tenho lá em casa tem 2400W…
Tendo em conta que os recursos que temos têm que ser utilizados com consciência, já que junto com o consumo energético está o custo da energia e a poluição que a sua produção gera, temos que ser racionais com todos estes aparelhinhos que são pequeninos mas que gastam imenso!
Eis a utilização que dou à minha chaleira:
- Ferver água para cozer massas/arroz;
- Aquecer água para bebidas instantêas (eu tenho pancada por cafés aromáticos, moka, capuccinos, e outras bebidas de café, leite, chocolate, canela, baunilha, etc!…);
- Ferver água para chá (todos os dias pela manhã!);
- Aquecer água para descongelar comida.
Felizmente, temos disponíveis vários modelos com várias capacidades, várias potências e a minha característica favorita – controlo de temperatura! A chaleira que tenho tem a opção de escolha de aquecer água a 40, 60, 80, 100ºC e manter quente. Assim consigo não desperdiçar energia (para fazer chá é conveniente que ferva, mas para um capuccino bastam 80ºC), já que posso seleccionar a temperatura a que quero a água e caso tenha que me ausentar da cozinha, mantém quente sem ter que a pôr a ferver novamente!
Sem comentários:
Enviar um comentário